Arrancou hoje, 21 de agosto de 2023, na Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social (ENFOTSS), mais um ciclo formativo na vertente de Corte e Costura, Pastelaria e Culinária, em parceria com a Associação de Apoio aos Albinos de Angola (4 As). Esta organização trabalha para consciencializar a sociedade e melhorar as condições de vida dos albinos em Angola. Nesta primeira fase estão inscritos 89 formandos, sendo: 47 para o Curso de Pastelaria, 27 para o Curso de Culinária e 15 para o curso de Corte e Costura.
A cerimónia de abertura do evento foi presidida pelo Director Geral da Escola Nacional de Técnicos do Serviço Social, Manuel Cafussa, em representação da Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

O evento resulta da pareceria entre a ENFOTSS e a Associação de Apoio aos Albinos de Angola e deu inicio a vários cursos que doravante irão beneficiar diversos membros da referida Associação.
Na ocasião, os participantes foram brindados com animação cultural e intervenções do presidente da Associação, Manuel Domingos Vapor, da senhora Marta Cabral representante do Banco BIC patrocinador da formação no âmbito do projecto “Crescer Juntos”.
O acto foi presenciado ainda pela Directora do Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade de Género de Luanda, Olga Eduardo André, em representação do Vice-Governador Provincial de Luanda para o Sector Político-social e membros da comunidade formativa da ENFOTSS.
Na ocasião, o Director Geral da Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social, Manuel Cafussa, na sua intervenção de abertura do evento, realçou que, o contexto mundial desafia a criação de soluções e oportunidades que permitam traçar vias para minimizar os impactos das crises sucessivas, as quais dificultam de toda forma as políticas sociais e iniciativas individuais.
A política nacional de ação social, na nossa realidade angolana, é o instrumento fundamental na abordagem das questões de promoção, protecção das pessoas e prevenção de riscos que dificultam a melhoria da qualidade de vida das pessoas e perigam o bem-estar social.
Enfatizou dizendo que a formação profissional é um importante factor para a redução da pobreza, uma vez potenciar os jovens e a mulher com competências que os tornem capazes de lidar melhor com os desafios que a realidade nos coloca.
De referir que futuramente a ENFOTSS e a Associação de Pessoas com Albinismo pretendem alargar a oferta formativa disponível nos demais cursos das vertentes social e de infância aos membros da Associação de acordo com a perspectiva vocacional de cada um.