A culinária é a arte de cozinhar, ou seja, o acto de confeccionar alimentos. Ela evoluiu ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada povo. Está invariavelmente associada à cozinha, pois este é o local ideal para cozinhar.
Para toda vocação há uma via à profissionalização. Assim é também na culinária. Quem gosta muito de cozinhar, tem facilidade e criatividade com as múltiplas culinárias, sente aquela vontade de actuar ou ter seu próprio negócio na área, pode transformar esse dom em profissão.
O curso de Culinária é ministrado por módulos, cada módulo comporta um Conteúdo programático específico. Todos os módulos são ministrados por um único formador num período único de 120 horas. Trata-se de um curso aberto a todos os interessados.
Perfil de acesso
Frequência do II Ciclo do Ensino Secundário
Modalidade de Formação
Presencial
Perfil de saída
O futuro profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Armazenar e assegurar o estado das matériasprimas utilizadas no serviço de cozinha.
- Planear e preparar o serviço de cozinha, de forma a possibilitar as confeções necessárias, de acordo com as normas de higiene e segurança;
- Confeccionar o receituário em função da programação estabelecida: entradas, pratos principais, sobremesas,
- Conceber e executar peças artísticas em cozinha.
- Articular com o serviço de restaurante, a fim de satisfazer os pedidos de refeições e colaborar em serviços especiais.
- Pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha/pastelaria.
- Colaborar na elaboração de cartas e ementas.
- Coordenar equipas de trabalho.
- Controlar os custos de alimentos.
- Elaborar e preencher documentação técnica relativa à actividade desenvolvida.
Objectivos do curso
Geral:
- Formar profissionais em culinária em diferentes sectores e segmentos sociais, empregando os procedimentos técnicos e científicos necessários à gestão, ao empreendedorismo e à manipulação e produção de alimentos e preparação de pratos.
Específico:
Ao final de cada etapa, o formando deverá ser capaz de:
- Manejar correctamente cada equipamento, evitando acidentes de trabalho e quebra dos equipamentos;
- Desenvolver capacidades de compreensão e interpretação da terminologia utilizada em gastronomia, através de práticas desenvolvidas em sala de aula com desenvoltura;
- Confeccionar todos os alimentos baseados nas receitas utilizadas durante a formação, segundo todos os procedimentos de medidas de ingredientes e temperaturas;
- Desenvolver habilidades em conhecimentos práticos referentes às técnicas culinárias de forma criativa e proativa na sua atuação;
- Desenvolver habilidades em comunicação e no desenvolvimento de trabalho em equipe, atuando de forma ética;
- Minimizar o desperdício e os resíduos gerados, procurando reciclar os alimentos em condições de reaproveitamento com qualidade.
Módulos
- Introdução à Gastronomia
- Higiene da Cozinha
- Receitas e Práticas de culinária